. populares img:hover{ -ms-transform: rotate(-10deg); -webkit-transform: rotate(-10deg); -moz-transform: rotate(-10deg); -o-transform: rotate(-10deg); transform: rotate(-10deg);}
Ultimas

O PASSADO PELO PRESENTE

PROVEDOR DE INTERNET

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

MARCELINO VIEIRA RN: ENCONTRO COM OS APICULTORES, TÉCNICOS E OUTRAS INSTITUIÇÕES.



EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), realizou neste dia (27), no Telecentro, desta cidade, pelas 08h00 da manhã, um encontro intitulado DIAGNÓSTICO RURAL PARTICIPATIVO INVENTÁRIO FLORÍSTICO APÍCOLA.
A proposta é que a participação dos apicultores da região seja norteadora de decisões e influenciem os resultados finais do INVENTÁRIO FLORÍSTICO.
A origem dos DRPs deve-se às críticas generalizadas aos métodos convencionais de diagnóstico e pesquisa. Os técnicos procuravam novas formas de realizar pesquisas que possibilitassem a difusão de tecnologias e o planejamento de projetos de desenvolvimento rural.
A realização do DRP está voltada para as bases de um processo de conscientização dos associados que lhes permitam se mover de uma situação de dependência para uma situação sustentada e emancipada, dentro de perspectiva educativa. 

Vejamos alguns objetivos:
1.  Identifica os temas gerados dos associados, motivando-os metodologicamente, a problematizarem sua realidade, com a finalidade de estabelecerem suas prioridades, avaliando as ações que eles mesmos podem realizar e aquelas que cabem às instituições externas ao grupo;
2. Levantar informações de natureza qualitativa como base para elaborar estratégias de ação no curto, no médio e no longo prazo;
3. Identificar as limitações e potencialidades dos associados.

A idéia é estabelecer a interação entre o projeto DE Inventário Florístico, permitindo que os Apicultores do município influenciem diretamente os dados do diagnóstico, com consulta de suas condições econômicas, sociais e ambientais e que auxilie no planejamento de ações futuras na busca de melhorias para a apicultura local.









ENTREVISTANDO...

Conversei com o sr. JOSÉ ARY MAIA FILHO (EMATER), de Pau dos Ferros/RN, uma pessoa dotada de uma vasta experiência nessa área; Perguntei ao mesmo, qual a importância desse encontro
em Marcelino Vieira? Respondeu: " Muito importante, porque Marcelino Vieira, é o MAIOR produtor de mel do Alto Oeste, sendo que, é daqui desse encontro, que estaremos produzindo, elaborando um DOCUMENTO, que será essencial e referencial para os apicultores desta localidade e região", Finalizou.


A reunião teve a grande colaboração os assessores da EMBRAPA da cidade de Fortaleza, Ceará. Jailson Machado (Geospace); Etho Medeiros (Colaborador); Ênio Girão (Embrapa). Aqui fazemos esta referência porque a partir deles entendemos o verdadeiro sentido e valor que tem o nosso município com suas comunidades da zona rural. 
Estamos a disposição para o acompanhamento contínuo desse projeto produtivo, embasado no dia a dia dos nosso apicultores, técnicos e outras instituições para o conhecimento de todos. Agradecemos aos mais de 20 participantes que estiveram marcando presença e pela valiosa contribuição no que diz respeito a esse contexto INVENTÁRIO FLORÍSTICO.
 
 _________________

Por Redaçao - Deninhos
Fotografia: Erinaldo Souza 
 


 
.