. populares img:hover{ -ms-transform: rotate(-10deg); -webkit-transform: rotate(-10deg); -moz-transform: rotate(-10deg); -o-transform: rotate(-10deg); transform: rotate(-10deg);}
Ultimas

O PASSADO PELO PRESENTE

PROVEDOR DE INTERNET

domingo, 6 de dezembro de 2015

ASSOCIAÇÃO DE BOMBEIROS CIVIS: MARCELINO VIEIRA/RN




Foi Aprovado por UNANIMIDADE, neste sábado (05), na Câmara de Vereadores, por ocasião, da Sessão Ordinária dos vereadores, O PROJETO DE LEI: Bombeiro Civil. Os profissionais, fizeram curso recentemente nesta cidade; acredita-se que a atuação desses profissionais é de grande valia para o município de Marcelino Vieira. Mais uma conquista e um grande avanço para a nossa cidade, pelo fato de contar com pessoas preparadas para atender as necessidades do nosso dia a dia. Parabenizamos e elogiamos aos vereadores que foram a favor desse BEM SUPREMO.
 
Esquerda o secretário Nilton - Centro a Presidente Verônica Rodrigues.

 Vale salientar que dois vereadores da bancada oposicionista foram contra esse projeto, foram eles:  o sr. vereador Pedro Junior e Luiz Bento. A comunidade aplaudiu de pé pela aprovação desse projeto: BOMBEIRO CIVIL PARA NOSSA CIDADE. 

 ENTREVISTANDO COM EXCLUSIVIDADE



RODRIGO DA SILVA - Presidente



Em 12 de janeiro de 2009 foi sancionada a lei Federal 11.901 que regulamenta a profissão de Bombeiro Civil.

A importância de ter o profissional Bombeiro Civil em estabelecimentos como: Shopping Center; Empresas Privadas da área de Petróleo e Gás; Eventos Públicos e Privados; Indústrias; Usinas; Condomínios; Estádios. Veio ter maior visibilidade depois do Incêndio que ocorreu no ano de 2013 na Boate Kiss na cidade de Santa Maira RS. Se houvesse um profissional treinado e habilitado no estabelecimento com conhecimentos para atuar na Prevenção e combate a incêndio, evacuação de área sinistrada e prestar o atendimento Pré Hospitalar o acontecimento poderia ter tido outro fim, pois alem de tudo o profissional Bombeiro Civil tem um olhar prevencionista com técnicas de analise preliminar de riscos existentes nos campos de atuação acima mencionados, seu maior objetivo é prevenir sinistros e acidentes, mais caso venha a ocorrer estará pronto para tomar as medidas cabíveis.
Tendo em vista que a cidade de Marcelino Vieira possui um dos maiores carnavais fora de época da região e a cidade não tem corpo de Bombeiro Militar se torna de grande importância para a cidade ter profissionais formados em Bombeiros Profissionais Civis para atuar nesse tipo de evento. Também podendo ser contratado por empresas da cidade, prefeitura, eventos com determinada concentração de pessoas e ampliando o campo de atuação dos formandos para outras cidades inclusive a capital onde os Shopping e empresas de Natal já contam com esse tipo de profissional.
De inicio esse curso ia ser ministrado somente em Pau dos Ferros através de um palestra feita na Escola Técnica Catarina de Siena. Alguns alunos de Marcelino Vieira que assistiam a palestra se interessaram em fazer o curso alem de fazer o marketing boca a boca entre os amigos na cidade, e perguntaram se havia a possibilidade de abrir um curso desse em Marcelino Vieira. Fizemos 3 palestras em uma escola em Marcelino Vieira para ver a aceitação do curso. A grande dificuldade foi a questão de financeira que tivemos que adequar com a realidade da cidade. E precisamos de parcerias para levar um curso de qualidade e ser vantajoso para ambas as partes.
E ao conversa com Cecília Nunes um dos pilares desse curso na cidade, que foi um elo entre a Associação de Bombeiros e Dra Verônica Presidente da Câmara dos Vereadores que nos deu apoio incondicional se propondo a ajudar no que for necessário para que os alunos tivessem essa capacitação, pois sem elas seria quase impossível a realização do curso no município de Marcelino Vieira.

Os agradecimentos da Associação de Bombeiros Civis do Rio Grande do Norte vão para Dra Verônica pelo apoio, pela atenção voltada a capacitação profissionais do Jovens da Cidade, para Cecília Nunes que tem sido dedicada e determinada para a realização do curso e os Vereadores que votaram a favor dessa Lei que só tem a engrandecer e ampara legalmente essa profissão tão honrosa e gratificante.

OBSERVAÇÃO:
Lei 11.901
Art. 2o  Considera-se Bombeiro Civil aquele que, habilitado nos termos desta Lei, exerça, em caráter habitual, função remunerada e exclusiva de prevenção e combate a incêndio, como empregado contratado diretamente por empresas privadas ou públicas, sociedades de economia mista, ou empresas especializadas em prestação de serviços de prevenção e combate a incêndio.
Art. 4o  As funções de Bombeiro Civil são assim classificadas: 
I - Bombeiro Civil, nível básico, combatente direto ou não do fogo; 
II - Bombeiro Civil Líder, o formado como técnico em prevenção e combate a incêndio, em nível de ensino médio, comandante de guarnição em seu horário de trabalho; 
III - Bombeiro Civil Mestre, o formado em engenharia com especialização em prevenção e combate a incêndio, responsável pelo Departamento de Prevenção e Combate a Incêndio. 





_____________________
Fotografia:  Railça Lacerda.
Redação: Francisco C. Alves Ciríaco