. populares img:hover{ -ms-transform: rotate(-10deg); -webkit-transform: rotate(-10deg); -moz-transform: rotate(-10deg); -o-transform: rotate(-10deg); transform: rotate(-10deg);}
Ultimas

O PASSADO PELO PRESENTE

PROVEDOR DE INTERNET

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

ADEUS... A DONA LETICIA SOARES LEITE, A RAINHA, ÍCONE DE PORTALEGRE, UM LEGADO, UMA HISTÓRIA QUE JAMAIS SERA ESQUECIDA.



“ENSINA TEU POVO MARIA, ENSINA TEU POVO A REZAR, AJUDA-NOS NA CAMINHADA, ENSINA TEU POVO A AMAR...”


Eu era pequeno, nem me lembro
Só lembro que à noite, ao pé da cama
Juntava as mãozinhas e rezava apressado
Mas rezava como alguém que ama
Nas Ave - Marias que eu rezava
Eu sempre engolia umas palavras
E muito cansado acabava dormindo
Mas dormia como quem amava

Ave - Maria, Mãe de Jesus
O tempo passa, não volta mais
Tenho saudade daquele tempo
Que eu te chamava de minha mãe
Ave - Maria, Mãe de Jesus
Ave - Maria, Mãe de Jesus

Depois fui crescendo, eu me lembro
E fui esquecendo nossa amizade
Chegava lá em casa chateado e cansado
De rezar não tinha nem vontade
Andei duvidando, eu me lembro
Das coisas mais puras que me ensinaram
Perdi o costume da criança inocente
Minhas mãos quase não se ajuntavam

O teu amor cresce com a gente
A mãe nunca esquece o filho ausente
Eu chego lá em casa chateado e cansado
Mas eu rezo como antigamente
Nas Ave - Marias que hoje eu rezo
Esqueço as palavras e adormeço
E embora cansado, sem rezar como eu devo
Eu de Ti Maria, não me esqueço
****************************************************

Eu nem sei como iniciar esse momento, quando a nossa cidade de Portalegre RN, se despede de uma pessoa que tanto fez por por aquela cidade; religiosa, cheia de fé, devoção, caridade e um coração imenso! Dona Letícia não era apenas uma mulher, era muito mais do que imaginamos; sempre pronta, e atuante na vida daquele povo tanto da cidade como do campo; por onde ela passava, era saudade, alguém na calçada, ou na esquina já dizia, lá vem dona Letícia; sua presença motivava, alegrava, crianças, jovens, adultos e idosos; o seu perfume era de encantar todas as pessoas, por que seu carisma, sua espiritualidade era incondicional; Essa foi a maior catequista de nossa cidade; dona de casa, mãe de tantos Portalegrenses; muitas pessoas passaram pelas mãos dessa guerreira, o povo que o diga; eu particularmente, aprendi muito, minha infância, foi estar com ela ajudando na festa da excelsa Padroeira Nossa Senhora da Imaculada Conceição; aprendi com ela e estudar a Bíblia; no mês de setembro era sagrado; todas as tardes eu a acompanhava nas ruas, nas casas, e ela sempre me colocava para ler a Bíblia e fazer a devida reflexão; que saudade! Lembro-me como se fosse hoje; naquelas tardes de sol, na sala, numa varanda, no chão sentávamos com várias pessoas e ali ficávamos mais de uma hora, rezando, cantando e falando com Deus; quando lembro da pré-festa da cidade eu me emociono; era ela que cuidava , quem preparava, ornamentava o andor de madeira de Nossa Senhora da Conceição; era ela, que puxava os cânticos, acendia uma vela, arrumava as flores o altar com muito carinho e dedicação; era ela, que nos convocava para tantos momentos fortes da liturgia da nossa Igreja; Oh que recordação minha querida amiga Dona Letícia; era ela, quem fazia os avisos de tudo quanto acontecia em nossa caminhada, foi ela quem me ensinou a pegar no microfone, a ligar a velha radiola para servir a comunidade; Disso não esquecerei nunca. Fui catequista, por intermédio dessa mulher, eu aprendia e repassava o que ela me ensinava para as crianças; quantas saudades! Era maio, mês mariano, era ela quem enfeitava o altar e preparava tudo para celebramos com muita alegria a festa do mês e no final coroar Nossa Senhora; era ela, quem preparava as meninas para a coreografia e o grande momento da coroação; que saudades!

Essa mulher tem uma história enorme, é infinita e sem fim o que eu agora expresso, são coisas da emoção, do momento, onde a mesma parte para a CASA DO PAI. Portalegre perde o maior ÍCONE da história religiosa daquela pacata serra de Portalegre. Dona Létícia não parte definitivamente, ela deixa um sinal, um perfume, um abraço, em cada Portalegrense; disso eu não tenho dúvida. Ela parte para o Paraiso, para o céu; Os anjos de Deus e Nossa Senhora da Imaculada Conceição, se alegra com a sua chegada, na dimensão celestial; Dona Letícia, fez o bem nesta terra, ajudou as pobres, cegos, aleijados, doentes e tantas pessoas; ela encerra sua jornada nesta terra;
Fez tanta caridade, ajudou a tanta gente, que sua recompensa é o céu. Céu lindo Céu é o lugar, que meu Deus preparou...
Estamos tristes, e ao mesmo tempo alegre por que ela parte para uma nova vida, junto com Deus; mas mesmo assim, choramos por que sentimos o quanto ela foi importante nesta terra de Portalegre e região.
Quero externar meu profundo sentimento a toda família, parentes, amigos e ao povo em geral, por essa grande perca. Perca irreparável. Perdemos uma GRANDE CATEQUISTA. Deus, o céu Ganha uma rainha, vestida com o seu manto branco e azul seu nome é LETICIA SOARES LEITE. Meu abraço, vá com Deus, descanse em paz. Sua personalidade, sua pessoa jamais será esquecida nessa terra de Portalegre; Aqui quero finalizar, por que eu não tenho palavras para agradecer o quanto essa senhora fez por mim e por tanta gente; Deus sabe e conhece o nosso coração; partistes, porém, guardarei as melhores lembranças, os melhores momentos vividos no meu coração; não esquecerei e carregarei no meu peito um pouco do seu PERFUME; “Fica sempre um pouco de perfume, das mãos que oferecem rosas, das mãos que sabem ser generosas...”
FICA NAZ PAZ DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO!
Dona Letícia muito obrigado por tudo, muito obrigado por ter me ensinando a ser o que sou HOJE (Momento em que me emocionei por isso paro por aqui..)



Saudades... saudades Eternas... lágrimas que purificam...
Pe. Francisco Claudênis Alves Ciríaco


Não consigo ir além do teu olhar
Tudo que consigo é imaginar
A riqueza que existe dentro de você
O ouro eu consigo só admirar
Mas te olhando eu posso a Deus adorar
Sua alma é um bem que nunca envelhecerá

O pecado não consegue esconder
A marca de Jesus que existe em você
O que você fez ou deixou de fazer
Não mudou o início: Deus escolheu você
Sua raridade não está naquilo que você possui
Ou que sabe fazer.
Isso é mistério de Deus com você.

Você é um espelho
Que reflete a imagem do Senhor
Não chore se o mundo ainda não notou
Já é o bastante Deus reconhecer o seu valor
Você é precioso, mais raro que o ouro puro de ofir
Se você desistiu, Deus não vai desistir
Ele está aqui pra te levantar
Se o mundo te fizer cair....

O ouro eu consigo só admirar
Mas te olhando eu posso a Deus adorar
Sua alma é um bem, que nunca envelhecerá

O pecado não consegue esconder
A marca de Jesus que existe em você
O que você fez ou deixou de fazer
Não mudou o ínicio, Deus escolheu você
Sua raridade não está naquilo que você possui
Ou que sabe fazer.
Isso é mistério de Deus com você